View Full Version: MANUTENÇÃO DE PS2

ComunidadePS2 > PS2 Geral > MANUTENÇÃO DE PS2


Title: MANUTENÇÃO DE PS2
Description: Problemas mais comuns;possíveis soluções


Gilberto Moreira - September 14, 2008 06:16 PM (GMT)
O objetivo deste tópico é o de centralizar os mais variados problemas que o PS2 pode apresentar, relatando os sintomas e as prováveis causas.

A Comunidade Playstation 2 NÃO É ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Para a maioria dos problemas relatados, a solução é LEVAR O APARELHO A UM TÉCNICO. Não tente, sob hipótese alguma, abrir seu console na tentativa de consertá-lo! Você certamente irá piorar as coisas e tornará o valor do conserto ainda mais caro.

O conteúdo deste tem por base os relatos mais citados pelos próprios membros da Comunidade. Haja vista os constantes tópicos diários sobre o tema ( "Meu PS2 não lê mais jogos...o que pode ser?" :blink: ), resolvemos criar este guia para que não precisemos mais responder sempre a mesma coisa ("Leva em um técnico!" :angry: ) e para que se tenha pelo menos uma noção do problema do console. Pedimos então aos membros ativos e colaboradores da Comunidade Playstation 2, que ao se depararem com tópicos do tipo, cujo caso esteja relatado neste tópico, indiquem-o ao usuário.

Vale lembrar que a proposta é a de dar uma NOÇÃO da causa do problema. Remotamente, é impossível apontar com exatidão a causa de algum defeito, salvo alguns casos.

Como há muita variação no valor de peças e mão-de-obra dependendo da localidade, não estabeleceremos valores exatos aos prováveis consertos; colocaremos assim: baixo custo (entre 30 a 60 Reais), médio custo (entre 60 a 150 reais) e alto custo (150 pra cima)




ÍNDICE:


1- Não faz a leitura/carregamento dos jogos
2- Jogo funciona, porém o carregamento é demorado; tráva em algumas partes
3- Funcionamento aleatório: Ora faz leitura, ora não faz
4- Tela Preta pós-Logo Playstation2
5- Não lê jogos de PS1
6- Não lê DVD-Vídeo (filmes)
7- Riscando discos; faz um risco circular no disco
8- Não aparece imagem
9- Sem cor nos jogos
10- Controle não vibra mais
11- Problemas com saves; MC não é reconhecido
12- Desliga após alguns minutos
13- Não funciona nada/não acende nada
14- Problemas relativos ao Chip Matrix:
- Quando liga o PS2, aperece uma tela preta com a palavra "Disabled";
- Foi acionado o modo VGA do Matrix.








1- Não faz a leitura/carregamento dos jogos. Pode ou não ser acompanhado de ruídos estranhos ("trec, trec", "treeeeeec"..., etc). Apresenta uma das seguintes telas:


user posted image
user posted image
user posted image

Podem ser VÁRIAS as causas:

- Leitor* ruim
- Leitor sujo;
- Leitor desalinhado;**
- Problemas nos circuitos de controle do Leitor (LA, BA, RS, Mechacon, etc)
- Problemas no mecanismo***;
- Chip de destravamento;
- Mídia ruim/ gravação ruim.


Para as duas primeiras telas, na maioria das vezes é problema relacionado com o Leitor. No caso da terceira tela ( Tela Vermelha) é mais provável ser falha do Chip, como ele próprio com defeito, instalação mal-feita ou algum fio que se soltou. Porém, falhas no Leitor TAMBÉM podem ocasionar a Tela Vermelha. Problemas com mídias ou gravação também podem apresentar os mesmos sintomas.

Como TENTAR isolar a causa:

- Se acontece só com alguns jogos, experimente regravá-los em uma mídia de boa qualidade (SONY, Philips, Maxell etc) em uma velocidade adequada (4X é recomendado). Pode ser apenas problema de mídia ruim. Ou então o Leitor já esta gasto/sujo/desajustado e só está aceitando determinadas mídias;

- Chip ou Leitor? Rode um DVD de vídeo (um filme) copiado. Se funcionar, é provável que o Leitor esteja bom e a falha seja no Chip. DVD's de filmes que são copiados não têm a Codificação Regional, devem ser lidos mesmo com Chip desligado ou inoperante. Esse teste só não funcionará em PS2 com Chips mais antigos, que necessitam de comandos ou disco de Boot pra habilitar o modo DVD-Vídeo;

- Rode um jogo original, da mesma região do console. Se não funcionar, é problema no Leitor, muito provavelmente. Se funcionar, duas hipóteses:

. Chip de destravamento com problemas. Há vários problemas relacionados aos Chips: clones vagabundos, instalação mal-feita, etc. Ele pode apresentar defeitos intermitentes, como ocasionar a Tela Preta, a Tela Vermelha ou ir para o Browser.

. Leitor não está 100%. Leu o original, porque a mídia é boa, as cópias são obviamente mais difíceis de serem lidas, por melhor que sejam as mídias.

O diagnóstico EXATO quem dará é somente o técnico!

Custo do reparo:

No Slim: Limpeza/lubrificação: Baixo/médio custo. Substituição do Leitor: Médio custo
No Tijolo: Limpeza/lubrificação/alinhamento: Médio custo. Substituição do Leitor: Alto custo
Troca do Chip de destravamento: Médio custo.

(*) É muito mais conhecido o termo "Canhão" para designar o Leitor Óptico do PS2. Tecnicamente, o nome mais correto é Unidade Óptica. É composta por várias partes, como bobinas, lente, suspensão, prisma etc. Uma dessas partes é o canhão, que nada mais é do que o alojamento interno onde fica o Diodo Laser. O Leitor do PS2 tem dois canhões: um para CD e outro para DVD. Mais detalhes sobre as peças que compõem um Leitor de PS2.

(**) A palavra "alinhamento" é usada com muita frequência. Se refere à ajustes mecânicos de inclinação e altura do Leitor (azimuth) e também a um ajuste elétrico de emissão de Laser. Porém, esse procedimento é comum de se aplicar no Tijolão; O Slim, devido ao fato de usar um Leitor mais moderno, portanto compacto e otimizado, raramente permite "alinhamento", pois não dispõe de ajustes mecânicos. Além de quê, o Leitor do Slim é relativamente barato, então a maioria dos técnicos prefere fazer a substituição da peça ao invés de perderem tempo tentando “alinhar” o Leitor do Slim.

(***) Muitos problemas podem ser solucionados com uma limpeza e lubrificação do mecanismo onde se aloja o Leitor. Trilhos sujos, com graxa ressecada, haste desgastada ou com folga (interligação entre a carcaça do Leitor e ao eixo do motor que o movimenta), micro-switches defeituosos etc, podem ocasionar ruídos e inoperância do Leitor. Em todo caso, só o técnico pode diagnosticar. Se o problema aparentar apenas limpeza, não se arrisque com Tutoriais existentes na Net, pois nenhum deles foi elaborado por um técnico (a não ser que você possua afinidade com ferramentas e em reparos de equipamentos).

Tenha um técnico de confiança (assim como você tem dentista, mecânico, advogado) e deixe o serviço com ele, pois caso seja esse tipo de problema, o reparo não custará caro.




2- Jogo funciona, porém o carregamento é demorado; tráva em algumas partes; no PS2 do seu amigo funciona

O problema pode ser:

- Mídia ruim, gravação mal-feita, problema na própria ISO do jogo;
- O Leitor não está 100%, pode estar sujo ou desalinhado.

Pode ser difícil determinar a causa do problema. Tente regravar o jogo em uma mídia de qualidade, em uma velocidade adequada (4X é a mais recomendada). Se somente um ou outro jogo que não funciona, é provável que seja problema na mídia. É possível também que o Leitor não esteja bom, não estando apto a ler toda a diversidade de mídias.




3- Funcionamento aleatório: Ora faz leitura, ora não faz. Só faz leitura na posição vertical ou de cabeça pra baixo:


As causas podem ser as mesmas citadas acima. No modelo Slim, há um problema muito frequente relacionado com o circuitos internos. Há dois sensores (micro-switches) que são acionados quando a tampa se fecha. Eles acionam o circuito Mechacon e os controladores do Leitor. Se eles falham, o Leitor não é acionado, é como se não fechasse a tampa.

Como TENTAR isolar a causa:

Feche a tampa pressionando-a com mão, como se estivesse colocando um peso na tampa. Se funcionar, é provável que os sensores estejam ruins, ou alguma outra coisa relacionada aos sensores.

O diagnóstico EXATO quem dará é somente o técnico!

Custo do reparo: Médio




4- Tela Preta pós-Logo Playstation2:

Na maioria das vezes, está relacionado com gravação ruim ou arquivos corrompidos na ISO do jogo. Se ocorre com vários discos, mesmo os de qualidade que há a certeza que estão bons, pode ser uma falha conhecida como Mechacon Error. Está relacionado ao Modchip (clones, instalação mal-feita) ou algum defeito nos circuitos do PS2.

Essa tipo de falha, caso seja descartada hipótese de ser gravação ruim, pode ocorrer de vez em quando, haja vista a predominância de chips clones ou até mesmo chips bons porém cuja instalação não esteja bem-feita. Pode ser considerada normal caso não seja muito frequente.




5- Não lê jogos de PS1

Podem ser várias as causas:

- Chip incompatível ou clone (Matrix). Em alguns Chips, são necessários determinados comandos para habilitar o modo PS1, como resetar duas vezes ou apertar determinado botão no controle. No caso de Chips antigos, consulte este artigo para tentar determinar o comando necessário. Para usuários do Matrix Clone, experimente o modo forçado, apertando O durante a inicialização do PS2;

- Ponto de ligação do Chip (SCEX , SX ou S) responsável por habilitar o modo PS1 não ligado. Alguns instaladores não soldam esse ponto no Chip, acreditando erroneamente que rodar jogos de PS1 estragam o Leitor do PS2. Nesse caso, a leitura não é feita nem mesmo no modo forçado;

- A parte responsável pela leitura de CD-R do Leitor está ruim. Faça um teste com um CD-R comum de música;

- A mídia que está usando está ruim, ou a gravação foi mal-feita. Teste com outro jogo, ou regrave-o em uma mídia boa (SONY, Maxell por exemplo) em uma velocidade adequada (8X, 16X são recomendadas).

Vá no Browser do PS2 (ligue-o sem disco) e vá em Versão (aperte "Triângulo"), PlaystationDriver, Opções (aperte "Triângulo") e em Velocidade do Disco mude para rápido:

user posted image




6- Não lê DVD-Vídeo (filmes). Jogos funcionam normal

PS2 com Chips mais antigos necessitam de comandos para habilitar o modo DVD-Video consulte este artigo .Alguns precisam de discos de boot, como o DVD-Region para habilitar o modo DVD-Vídeo. Geralmente nesses casos, aparece a Tela Vermelha.

Chips clones do Matrix também podem ter problemas pra reproduzir DVD-Vídeo, principalmente originais. Nesse caso, tente:

- Use o Modo Forçado, segurando "Select" ou "O" durante o boot, com o DVD dentro do PS2.

- Se o Chip salva configurações, entre no menu (reset, segure "/\" + "O"), em DVD Region deixe em 8 e desative o Green Fix (Caso tenha problemas na reprodução de DVD somente na conexão Vídeo Componente).

- Se o DVD que está tentando reproduzir for uma cópia, desligue o Chip (reset, segure START até aparecer "Disabled") e reproduza o DVD (DVD's copiados não tem a Codificação Regional).


Caso apareça uma tela preta com a mensagem "The Disc Cannot be Played" ( o Disco Não Pode ser Reproduzido) é porque o PS2 não conseguiu ler o formato de gravação. Pode ser devido a parâmetros incorretos de gravação ou o disco não está no formato DVD-Video. O PS2 nativamente não suporta vídeos do tipo AVI, Divx, RMVB, etc. Para reproduzir AVI, pode-se usar programas como o SMS.

Caso apareça uma tela preta com a mensagem "TV System Doesn't Match" (Sistema de Televisão não Corresponde) significa que há incompatibilidade do sistema de cor do vídeo com o sistema do console. Isso ocorre por exemplo quando tentamos reproduzir um DVD-Vídeo PAL (Europeu) em um console NTSC. Mesmo com um Modchip que tenha conversor de cores, este só funciona para os jogos, não para DVD-Vídeo. A solução é usar algum software que converta para DVD-Video NTSC ou converter o vídeo para AVI e usar o programa SMS no PS2.




7- Riscando discos; faz um risco circular no disco:

No Slim, esse problema ocorre quando o Cabo Flat (espécie de "fita" de cor laranja, que interliga o Leitor à placa principal) se descola e sai fora de sua posição original. Vejam em detalhes:

user posted image

O reparo consiste em reposicionar e colar novamente o Cabo. Em alguns casos, é necessária sua substituição.

Somente nos modelos 7900x, esse problema é raro, pois nestes, o cabo flat não é colado, é fixado por meio de guias no gabinete, então dificilmente ele sairá de posição.

No modelo antigo ("Tijolão") isso pode ocorrer quando a capa que envolve o Leitor se desprende. Muito raro de ocorrer, pois no Leitor original essa capa é firmemente fixada. Costuma ocorrer em PS2 cujos Leitores foram recondicionados ou reparados.


Caso os riscos estejam ocorrendo somente com CD's, a causa geralmente é devido à mídia que é ruim ou foi gravada indevidamente. Nesses casos, ocorre que a lente do Leitor sobre de forma tão brusca que acaba tocando a superfície do disco, e este, por estar girando rápido, fica riscado.

Nesse caso, a solução pode ser regravar o jogo em uma mídia de boa qualidade, mas dependendo do seu gravador (se for antigo ou com firmware desatualizado) nem assim resolve, sendo a única solução mudar de gravador.

Pra tentar isolar a causa, reproduza um CD de música original ou um jogo PS1 original. Se não riscar, está identificado o problema.



Custo do reparo: Baixo ou médio, depende do problema.





8- Não aparece imagem


Faça testes para isolar a causa do problema: Teste em outra TV, troque o cabo. Às vezes, você não conectou os plugues em seus devidos lugares, ou não habilitou a entrada de Vídeo corretamente na TV. Consulte o Manual da TV.
Caso seja detectado que o problema é no console, as causas podem ser várias, desde falhas no Processador de Vídeo, Chip de destravamento, Banco de Resistores (muito comum nos modelos 50001), Bios, etc.

O diagnóstico EXATO quem dará é somente o técnico!

Custo do reparo: Médio ou alto, depende do problema.





9- Sem cor nos jogos.

Consultem http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=...514345297927544




10- Controle não vibra mais

Não existe nenhuma configuração no console quanto a isso. Esteja certo que essa função está habilitada no jogo. Faça um teste com seu controle em outro console, se funcionar neste, é problema no seu console. Ou teste outro controle no seu console.

No caso de problema no controle, pode ser o cabo com algum fio interrompido, o conector ruim ou o motor interno; no caso de problemas no console, pode ser o conector interno, cabo de interligação interna, dispositivos de proteção ou o C.I. controlador responsável pela função.

Custo do reparo: Baixo ou médio, depende do problema.




11- Problemas com saves; MC não é reconhecido

Problemas com Saves, consultem: http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=...514697485245816

No caso do MC não ser reconhecido, pode ser problema dele próprio ou no Slot no console. Pra isolar o problema, use algum jogo que salve no Slot2 (nem todos os jogos permitem salvar no Slot2) e faça um teste. Se não reconhecer, é provável que o MC esteja com defeito. Tente formatá-lo, usando o MC Killer (Vide tutorial aqui no Forum).

Se reconhecer no Slot2, é provável então que o problema seja nos contatos do Slot1. O melhor a fazer é levar no técnico, pois ele irá fazer o reparo facilmente.

Você pode tentar fazer a limpeza, caso seja apenas sujeira: Limpe os contatos do Slot do PS2 usando um pedaço de papelão um pouco mais grosso que a placa interna do MC encapado em um tecido umidecido em álcool isopropílico, colocando e tirando do Slot até limpar. Caso não resolva, o problema são os contatos do Slot que estão com folga, aí é necessário abrir o PS2 para restaurar a posição original dos contatos. Daí pra frente, NÃO TENTE fazer o reparo, usando ganchos ou alguma outra gambiarra. Leve em um técnico que ele fará o reparo facilmente e o valor do conserto não será alto.



12- Desliga sozinho após alguns minutos de funcionamento; LED Power fica piscando em vermelho ou fica amarelo.

Esse problema está geralmente associado a aquecimento demasiado no console, devido a alguma falha em algum circuito interno. Pode ser problemas no controlador do Leitor ( Circuito Integrado, pode ser um BA, LA ou RS) ou algum outro componente associado. O mais comum, no entanto, é uma falha no sistema de Cooler (Refrigerador) em que o ventilador (FAN) pára de girar por algum motivo, que pode ser falha no circuito de alimentação do FAN ou ele próprio com defeito.

Todo PS2 possui Cooler com FAN. Ao ligar o PS2 sem disco, ao pressionarmos Power após alguns segundos o FAN deve ser acionado, se encostarmos o ouvido no console podemos ouvir o ruído do ventilador em funcionamento.

Caso haja alguma falha com esse sintoma, interrompa imediatamete o uso e leve a um técnico, pois se insistir, poderá queimar o Microprocessador e aí, não haverá mais conserto.


Custo do reparo: Baixo ou médio, depende do problema.




13- Não funciona nada/não acende nada

Faça o óbvio: teste em outra tomada. Verifique o cabo AC. Se não funcionar, é problema no console (Fonte ou algum problema na placa). Só técnico pra diagnosticar.

Custo do reparo: Baixo, médio ou alto, depende do problema.





14- Problemas relativos ao Chip Matrix:


- Quando liga o PS2, aperece uma tela preta com a palavra "Disabled", e não lê mais os jogos copiados:

user posted image

Isso significa que o Chip está sendo desligado. Normalmente, para desligar o Chip deve-se pressionar START durante o boot do PS2. Pode ocorrer que o botão START do controle 1 esteja travado e por isso o Chip sempre será desligado. Ou então o Chip está com defeito. Para isolar a causa, desligue o PS2 da tomada e ligue novamente (isso é para ativar novamente o Chip) e tire o controle 1 do console. Caso não apareça mais a palavra "Disabled" e o jogo entrar, está isolada a causa. Se o problema persistir, é defeito no Chip.

- Foi acionado o modo VGA do Matrix. Como reverter?

Se acionar o modo VGA do Matrix em uma TV normal, a tela ficará preta. Como o Matrix não tem um Reset de configurações, deve-se sair do modo VGA "às cegas":

. Ligue o PS2 segurando "Triângulo" e "Bola" (como para entrar no Menu). Aguarde uns 3 segundos para ter certeza que entrou no Menu;
. Pressione "X" duas vezes;
. Pressione "START".
. Reinicie o PS2. Pronto.[B][/B]




* Hosted for free by zIFBoards